Quarta, 18 de Junho de 2025 05:16
(16) 99114-9079
Saúde Doe você também

GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto reforça a urgência da doação

No Brasil, apenas 1,4% da população doa sangue regularmente

30/05/2025 14h02
Por: Redação Fonte: Assessoria
GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto reforça a urgência da doação

Com a chegada de junho, o GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto se une à campanha nacional Junho Vermelho, um mês dedicado à conscientização e ao incentivo da doação de sangue. A iniciativa visa reforçar a importância de manter os estoques dos bancos de sangues em níveis seguros, garantindo o atendimento a pacientes que dependem desse ato de generosidade para sobreviver. 

A escolha do mês não é por acaso, já que em 14 de junho se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as diferenças entre os tipos sanguíneos. 

O sangue é um recurso insubstituível, fundamental em diversas situações médicas, desde acidentes e cirurgias de alta complexidade até o tratamento contínuo de doenças crônicas como a anemia falciforme, leucemia e outros tipos de câncer. Uma única doação pode salvar até quatro vidas, um impacto grandioso que ressalta a relevância de cada gesto solidário. 

No Brasil, apenas 1,4% da população doa sangue regularmente, segundo o Ministério da Saúde, ou seja, a cada mil pessoas, apenas 14 são doadores regulares. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 1% e 3% de sua população. Mesmo estando entre a faixa recomendada, esse número ainda é insuficiente para garantir o abastecimento regular aos hospitais, pois as demandas por hemocomponentes são crescentes. 

"É importante que as pessoas entendam que estoques precisam ser renovados constantemente, pois o sangue e seus componentes têm prazos de validade limitados. Em períodos de maior demanda, como o inverno ou feriados prolongados, a necessidade se intensifica, tornando a participação de todos ainda mais vital”, explica Micheli Caligioni, captadora de doadores do GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto. 

A campanha Junho Vermelho do GSH Banco de Sangue, que já começa a circular nos canais digitais da rede, traz a mensagem “No ritmo da vida – doe sangue, espalhe energia”, fazendo uma alusão à sensação de se escutar uma boa música. “A doação de sangue mantém a vida em movimento. Então, aumente o volume da solidariedade, sinta as batidas do coração e deixe que esta energia te conquiste”, ressalta a chamada.

Como participar do Junho Vermelho?

O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto convida toda a comunidade a se engajar no Junho Vermelho. Veja como contribuir:

  • Doe sangue: o Banco de Sangue fica na Rua Quintino Bocaiúva, 975 - Vila Seixas. O funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 12h.
  • Divulgue a Campanha: compartilhe a mensagem sobre o Junho Vermelho em suas redes sociais e entre amigos e familiares.

Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
  • Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
  • Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
  • Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
  • Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
  • Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias