O ex-boxeador José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, faleceu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos.
Maguila lutava contra a encefalopatia traumática crônica (ETC), uma doença degenerativa semelhante ao Mal de Alzheimer, provocada por golpes repetitivos na cabeça, comum entre ex-boxeadores. Essa condição é também conhecida como demência pugilística.
Maguila iniciou sua trajetória no esporte com o apoio do narrador e empresário Luciano do Valle, que o ajudou a trabalhar com o lendário treinador Angelo Dundee, responsável por orientar grandes nomes do boxe, como Muhammad Ali, George Foreman e Jimmy Ellis. Ao longo de sua carreira, Maguila disputou 85 lutas, com 77 vitórias, um empate e apenas sete derrotas. Entre seus títulos estão o Campeonato Sul-Americano, o Campeonato Mundial, o pentacampeonato continental e o Campeonato das Américas.
Fora dos ringues, Maguila atuou como comentarista econômico na TV e fez parte do elenco do *Show do Tom*, na Record TV. Ele também gravou um CD de samba chamado *Vida de Campeão* e, em 2010, tentou se eleger deputado federal pelo PEN, mas não obteve sucesso.
Mín. 20° Máx. 27°
Mín. 20° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas