O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua viagem a Kazan, na Rússia, onde participaria da 16ª Cúpula de líderes do Brics. O cancelamento ocorreu após o presidente sofrer uma queda em sua residência no sábado (19), que resultou em uma batida na cabeça e a necessidade de cinco pontos. Após o acidente, ele foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, e, embora a equipe médica tenha afirmado que o incidente não foi grave, recomendou evitar viagens longas.
Lula embarcaria para a Rússia neste domingo (20), às 17h, mas, seguindo as orientações médicas, sua participação na cúpula será feita de forma remota, por videoconferência, conforme informou a Presidência da República.
Cúpula do Brics
O evento, que ocorrerá de 22 a 24 de outubro, será o primeiro após a ampliação do bloco, que recentemente incluiu a Arábia Saudita, Egito, Irã, Etiópia e Emirados Árabes Unidos como novos membros. Embora não haja uma pauta específica, o principal tema discutido deve ser a criação de um modelo de adesão para os chamados "países parceiros", que terão os mesmos direitos que os membros plenos.
Durante o encontro, também deverá ser divulgada uma declaração focada no fortalecimento do multilateralismo, com vistas a um "desenvolvimento global justo e seguro". A partir de 2025, o Brasil assumirá a presidência rotativa do Brics, com mandato de um ano.
Mín. 20° Máx. 27°
Mín. 20° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas