Neste sábado (24), moradores de um condomínio no distrito de Bonfim Paulista, em Ribeirão Preto (SP), enfrentaram momentos de tensão ao serem obrigados a deixar suas residências devido a um incêndio que atingiu a área. As chamas chegaram perigosamente perto das casas no Alphaville 3, conforme registrado em vídeos compartilhados nas redes sociais, que mostram o fogo se aproximando das moradias e o desespero dos residentes.
Alguns moradores precisaram de atendimento médico após inalar fumaça, e o cenário se agravou com a intensificação dos incêndios em outras partes da cidade. A prefeitura de Ribeirão Preto informou que até o início da noite de sábado, 14 focos de incêndio foram identificados em diversas regiões, incluindo áreas críticas como o Jardim Nova Aliança e a Mata do Ribeirão Verde, ambos na zona Sul.
A situação respiratória dos habitantes também se deteriorou, com um aumento de 60% na demanda por atendimentos de saúde relacionados a problemas respiratórios. Em resposta à crise, o governo do estado de São Paulo declarou situação de emergência em 45 cidades, após um recorde de incêndios florestais. Na sexta-feira (23), o estado registrou mais de 2,3 mil focos de incêndio, número que subiu para 305 no sábado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Mín. 21° Máx. 36°
Mín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 16° Máx. 36°
Tempo limpo