Terça, 23 de Julho de 2024 17:23
(16) 9999999
Geral Causa anuimal

Uma tragédia em Porto Alegre e a esperança em Ribeirão Preto: A luta pela causa animal

Lei municipal garante dignidade aos animais em petshops

19/05/2024 16h38 Atualizada há 2 meses
Por: Aloma Bueno Fonte: Assessoria
Viviane Alexandre, autora da lei municipal em favor dos animais
Viviane Alexandre, autora da lei municipal em favor dos animais

No dia 3 de maio de 2024, uma tragédia assolou a cidade de Porto Alegre. As fortes chuvas causaram inundações que atingiram diversos estabelecimentos, incluindo uma loja da rede de pet shops Cobasi. O resultado foi devastador: dezenas de animais, entre aves, peixes e roedores, morreram afogados.
A comoção com a morte desses seres inocentes foi imediata. A tragédia reacendeu o debate sobre a causa animal e os protocolos de segurança para os animais em lojas de produtos para animais de estimação. Em Ribeirão Preto, a então vereadora Viviane Alexandre já havia tomado medidas para evitar que um evento similar se repetisse.
Em 2016, Viviane foi autora da lei municipal 13.846/16, que vai além da instalação de câmeras de segurança. A lei proíbe a exposição ou permanência de cães e gatos destinados à venda nas dependências dos pet shops, seja em sua área de livre acesso ao público ou nas áreas internas, restritas aos funcionários. Essa medida pioneira no Brasil visa evitar o sofrimento desnecessário dos animais, que muitas vezes são mantidos em condições precárias e inadequadas nesses estabelecimentos.
A lei de Viviane Alexandre demonstra a importância da atuação de vereadores e vereadoras comprometidos com a causa animal, que podem usar sua posição para criar políticas públicas que garantam o bem-estar dos animais. Sua iniciativa serve como um exemplo de como a legislação municipal pode fazer a diferença na proteção dos animais.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ribeirão Preto, SP
Atualizado às 16h05
29°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 31°

28° Sensação
3.09 km/h Vento
24% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 14° Máx. 32°

Parcialmente nublado
Amanhã (25/07)

Mín. 16° Máx. 33°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias