O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) apresenta aos cidadãos paulistas um passo a passo da Transferência Digital de Veículos (TDV), primeira completamente digital do Brasil, disponível pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, para Android e IOS. “Rápido, seguro e eficiente. Tudo pelo seu celular” é o mote da campanha que vai desmistificar o processo e destacar os benefícios dessa nova maneira de transferir veículos.
O conceito da campanha, desenvolvido pela agência Babel-Azza, é ilustrado pelos personagens João e Helena, que demonstram como é simples e eficiente realizar a transferência digital de veículos em apenas cinco minutos, direto pelo celular e pagando a taxa via PIX sem sair do aplicativo.
A campanha, que estará presente em diversas mídias até o final de abril, inclui filme, spots, anúncios em revistas, banners eletrônicos para redes sociais, além de peças publicitárias em relógios de rua e pontos de ônibus. No endereço eletrônico https://transferenciadigital.detran.sp.gov.br/, os cidadãos podem tirar dúvidas sobre o serviço.
A TDV é mais uma etapa no processo de transformação digital do Detran-SP, alinhado à sua missão de oferecer serviços cada vez mais eficientes à população. Esta iniciativa, desenvolvida em parceria com a Prodesp e coordenada pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), faz parte de um conjunto de medidas que visam modernizar e simplificar os procedimentos relacionados ao trânsito.
A transferência digital de veículos elimina a burocracia e os prazos longos, permitindo que o processo seja concluído em cerca de cinco minutos, eliminando a necessidade de ir ao cartório, pois a autenticidade digital dispensa o reconhecimento de assinaturas. Além disso, o pagamento da taxa de transferência e de débitos pendentes pode ser via PIX, sem sair do aplicativo, garantindo segurança e praticidade aos envolvidos.
Com a TDV, São Paulo se tornou o primeiro estado brasileiro a oferecer um processo de transferência de veículos totalmente eletrônico, facilitando a vida de vendedores e compradores.
A oferta da transferência digital de propriedade de veículos colabora com a despapelização da autarquia, ou seja, a diminuição do uso de papel, até que ele possa ser praticamente eliminado em todos os procedimentos do Detran-SP, que devem acontecer de forma digital. A Transformação Digital partiu da adesão do Detran-SP ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), para o pagamento de multas com desconto e a indicação do real condutor de forma eletrônica, a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ainda em 2023, e neste ano, do talonário eletrônico de multas.
Passo a passo
Veja o passo a passo para realizar a transferência digital de veículos no estado:
Sobre o Detran-SP
O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.
Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.
Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 34 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.
Mín. 20° Máx. 24°
Mín. 19° Máx. 20°
ChuvaMín. 19° Máx. 26°
Chuva