Terça, 23 de Julho de 2024 17:59
(16) 9999999
Cultura Cursos

Programa profissionais técnicos e de produção para as Artes Cênicas está com inscrições abertas

Projeto Instituto do Teatro Brasileiro oferece cursos profissionalizantes gratuitos

02/04/2024 15h46
Por: Redação Fonte: Pref. Mun. Rib. Preto
Programa profissionais técnicos e de produção para as Artes Cênicas está com inscrições abertas

O programa de cursos profissionalizantes gratuitos - PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas, abriu processo seletivo para a formação de profissionais técnicos e de produção para as Artes Cênicas em Ribeirão Preto. As inscrições começam no dia 1º de abril e seguem até 1º de maio no site do https://www.itb.art.br/. Podem participar candidatos com ensino médio completo e que tenham mais de 18 anos. Tanto as inscrições quanto os cursos são gratuitos.

O projeto PTAC em Ribeirão Preto é realizado por meio da parceria entre Secretaria da Cultura e Turismo com o Instituto do Teatro Brasileiro (ITB), para formação nas áreas de som, luz, palco e produção cultural. Ao todo, são 80 vagas, sendo 20 por especialização. Ao final do curso, os alunos aprovados receberão o certificado de participação do ITB que dá direito ao registro profissional. Os alunos, inclusive, terão a oportunidade de participar do 8º Festival Nacional de Teatro.

Os cursos são divididos em 4 módulos (Técnico de Som, Técnico de Luz, Técnico de Palco e Produção Cultural), com duração total de 110 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado. Nesta última etapa, o aluno vai para o mercado de trabalho e conta com uma consultoria conjunta entre o orientador e o empregador.

O período de formação vai de junho a dezembro de 2024, com aulas presenciais em equipamentos culturais das instituições parceiras em cada cidade. Em determinados momentos do curso, algumas aulas serão online, acontecendo simultaneamente para todos os cursos, para promover intercâmbio de aprendizado e vivência entre os alunos. Em outubro, ocorrem as formaturas dos futuros profissionais das artes cênicas.

A missão é atrair principalmente jovens de baixa renda que terminaram o ensino médio e querem entrar no mercado com capacitação técnica. Também atende artistas e técnicos que desejam se reciclar, possuir uma nova formação e ter contato com professores de referência.

Sobre o PTAC

O programa surgiu a partir de uma percepção do ITB sobre a carência de formação qualificada nas áreas técnicas e de produção em artes cênicas em contraponto a um mercado de trabalho com boa capacidade de absorção de mão de obra.

A intenção é atrair principalmente jovens de baixa renda que terminaram o ensino médio e querem entrar no mercado com capacitação técnica. Também atende artistas e técnicos que desejam se reciclar ou possuir uma nova formação e ter contato com professores de referência, além do registro profissional.

Profissionais com experiência acumulada são cada vez mais solicitados pela produção cultural. Mas os jovens técnicos, na maioria das vezes, trilham um caminho de ensino não formal baseado apenas na instrumentalização técnica, sem perspectiva artística e criativa.

O PTAC é um laboratório de oficinas de formação com foco inicial voltado para a introdução aos fundamentos da linguagem cênica e, a seguir, os conteúdos específicos de cada área. Pensado como um laboratório prático, criativo, de experimentação, os módulos iniciais são comuns a todas as áreas e o desenvolvimento de projetos específicos fica a cargo de cada uma das áreas.

Alguns princípios norteiam a formulação do PTAC, tais como: construir um programa que observe as especificidades de cada lugar – região, cidade etc. onde será desenvolvido; encontrar parcerias locais (institucional, artística, pedagógica); transitar por regiões, permitindo o intercâmbio entre artistas e formadores de todo o país; ser um laboratório prático de criação e experimentação; desenvolver um programa transversal, que permita aos alunos uma atuação autônoma e responsável.

Índice de empregabilidade

O programa apresentou bom índice de empregabilidade dos alunos: 55% dos estudantes conseguiram emprego na área, em até 3 meses após estarem formados.  O piso salarial dos técnicos que se formam é de R$2.200,00.

O programa também gera emprego durante a execução. Em 2023, empregou mais de 122 profissionais envolvidos direta ou indiretamente no projeto. Para a edição deste ano, a expectativa é empregar mais de 200 pessoas para a realização dos cursos.

Equipe e patrocínio

A equipe de concepção e coordenação envolve vários profissionais: Gabriel Fontes Paiva e André Prado (Gerentes Pedagógicos), Ana Helena Curti (Coordenadora Pedagógica do curso de Produção Cultural), André Omote (Coordenador Pedagógico do curso de Técnico de Som), Carol Bucek (Coordenadora Pedagógica do curso de Técnico de Palco) e Telma Fernandes (Coordenadora Pedagógica do curso de Técnico de luz). O corpo docente foi formado de maneira plural, e contará ainda com mais de quarenta profissionais, artistas, professores e estudiosos das práticas e das linguagens artísticas.

Em Ribeirão Preto a realização é da Lei Paulo Gustavo, e o projeto conta com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, do SESI, da Biblioteca Sinhá Junqueira e do Teatro Santarosa.

Serviço

PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas em Ribeirão Preto

Inscrições: de 1º de abril a 1º de maio por meio do site www.itb.art.br

Período do curso: junho a dezembro de 2024

Vagas: 80, sendo 20 por especialização (20 para Produção Cultural, 20 para Técnicas de Palco, 20 para Técnico de Som e 20 para Técnico de Luz)

Podem participar candidatos com ensino médio completo e que tenham mais de 18 anos

ITB - Instituto do Teatro Brasileiro

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ribeirão Preto, SP
Atualizado às 16h05
29°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 31°

28° Sensação
3.09 km/h Vento
24% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 14° Máx. 32°

Parcialmente nublado
Amanhã (25/07)

Mín. 16° Máx. 33°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias